Mensagem da presidente
O Orçamento Participativo de Torres Vedras realiza em 2024 a sua 8.ª edição, apelando novamente à participação da sociedade civil para a definição de prioridades de investimento municipal.
No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, que profundamente mudou o Poder Local, a realização do Orçamento Participativo representa um verdadeiro exercício de democracia. Ao participar, refletimos sobre o espaço e os serviços públicos, os desejos que partilhamos com os nossos vizinhos e as necessidades que identificamos na nossa vida coletiva.
Faz por isso todo o sentido que a escolha das propostas a serem submetidas a votação seja, desde o início, um processo colaborativo, nas várias sessões realizadas em todas as freguesias do Concelho. E que, mais tarde, se apurem os vencedores através do escrutínio dos torrienses.
À Câmara Municipal de Torres Vedras cabe o papel de facilitador para que este processo se desenvolva, assegurando o cumprimento das normas de participação e a consequente concretização dos projetos vencedores, que este ano contam com um orçamento de 472.000 € nas tipologias: “Projeto para a Freguesia”, “Projeto Supra Freguesia” e “Ideia Jovem”.
Em 2023 votaram 8.656 munícipes, tendo sido votados para implementação 20 projetos.
Esta edição sofre algumas atualizações, para promover a participação. Os jovens poderão votar em contexto escolar através de sessões de votação “Escolas” a ser dinamizadas pela equipa do Orçamento Participativo e os recenseados estrangeiros portadores de cartão de cidadão estrangeiro, títulos de residência ou passaporte, podem também participar.
O Orçamento Participativo e o Concelho vão beneficiar com todas as propostas.
Todos nós vamos usufruir da sua participação.
Contamos consigo.
Laura Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras