Logo
Partilhar

Mensagem da presidente

Mensagem da presidente
Laura Rodrigues

Ao longo das suas seis edições, o Orçamento Participativo consolidou-se como um importante espaço de participação democrática, onde os munícipes apresentam, discutem e decidem as ideias que querem ver implementadas no concelho de Torres Vedras

Com projetos implementados em todas as freguesias, o Orçamento Participativo permite à Câmara Municipal reforçar o conhecimento dos desejos e preocupações das populações, criando e fortalecendo a relação com as comunidades locais.

A sua sétima edição conta com o montante global mais elevado de sempre. Ao todo, serão 420 mil euros para financiar os projetos mais votados, apresentando uma nova vertente que pretende fomentar o exercício da cidadania junto das gerações mais novas.

“Ideia Jovem” é a tipologia onde os jovens entre os 14 e os 17 anos são chamados a partilhar as suas ideias. Criamos, assim, mais um espaço que incentiva a sua plena participação, onde podem expressar livremente os seus desejos e aspirações para um território que é o seu presente e por onde queremos que passe o seu futuro.

Através da introdução de uma nova tipologia e do aumento da “fatia” do orçamento municipal destinada aos projetos eleitos como prioritários pretende incentivar a prática deste exercício de cidadania, que tem no horizonte a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Também por isso, continuamos a apresentar as tipologias “Projeto para a Freguesia” e “Projeto Supra Freguesia”. Tipologias que fazem com que os munícipes estejam cada vez mais motivados e envolvidos nesta iniciativa municipal que tem possibilitado a sua intervenção ativa, informada e construtiva na nossa governança local.

O Orçamento Participativo de Torres Vedras está plenamente alinhado com o entendimento de que a participação é um dos pilares estruturantes do desenvolvimento sustentável que defendemos para Torres Vedras.

Acredito que a melhor forma de defender a democracia é exercendo-a. Que esta edição do Orçamento Participativo seja reflexo do espírito de participação na comunidade que caracteriza os torrienses.

Laura Rodrigues,
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras