Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar ao início

O que é o OP? imagem

O que é o Orçamento Participativo de Torres Vedras?

Em linha com o trabalho de envolvimento das comunidades na melhoria da sua qualidade de vida, a Câmara Municipal de Torres Vedras pretende continuar a reforçar a participação da população, fomentando uma sociedade civil forte e ativa na senda de um contínuo desenvolvimento e bem-estar sustentável no Concelho.

Foi com esse objetivo que em 2015 foi criado o Orçamento Participativo, iniciativa na qual os munícipes de Torres Vedras podem propor, discutir e eleger projetos que a autarquia concretizará em forte relação com as comunidades locais.

Este ano, atendendo à conjuntura epidemiológica que se vive desde 2020, a 5.ª edição privilegia os meios de comunicação digital para apresentação das propostas, mantendo o empenho em levar a cabo este processo de extrema importância para o alavancar da qualidade de vida no território.

Neste processo, que se quer de aprendizagem conjunta, pretende-se contribuir para uma intervenção informada e responsável da população nos processos governativos locais, assim como, garantir uma efetiva correspondência entre as verdadeiras necessidades e as naturais aspirações da população. Desta vontade, resultou em 2019, a introdução de duas tipologias no Orçamento Participativo: Projeto para a Freguesia e Projeto Supra Freguesia.

Assim, o Orçamento Participativo é um instrumento de democracia participativa e de proximidade com a população, que permite aos cidadãos e cidadãs identificarem e estabelecerem prioridades para os projetos para o seu Concelho e decidirem sobre uma parte do orçamento municipal a atribuir a esses projetos.

A aprendizagem conjunta que o Orçamento Participativo proporciona levar-nos-á a construir uma autarquia ainda mais próxima das pessoas, conhecedora dos seus desejos e preocupações, mas também uma comunidade mais informada e conhecedora dos processos de decisão. Deste modo estaremos mais preparados para enfrentar os desafios e gerar mais qualidade de vida no concelho de Torres Vedras.