Orçamento Participativo possibilitou a criação de uma “Biblioteca Igual”

A “Biblioteca Igual”, um dos projetos vencedores na edição do ano passado do Orçamento Participativo na tipologia “Freguesia”, foi inaugurada este sábado, dia 7 de maio.

Orçamento Participativo possibilitou a criação de uma “Biblioteca Igual”
10 maio 2022

Situado na Rua Dr. Carlos França (n.º 33, r/c esquerdo), em Torres Vedras, este espaço, que é gerido pela IPA - Associação para a Promoção da Igualdade, foi criado com o objetivo de fomentar uma literacia mais plural e diversa, que aborde as temáticas da Igualdade, dos Direitos das Mulheres e dos Direitos LGBTQ+.

Na inauguração da “Biblioteca Igual”, o proponente deste projeto e, simultaneamente, presidente da direção da referida associação, Carlos Carreira, informou que este é “um equipamento aberto ao público e ao serviço da comunidade”. “Da arte ao romance, da poesia ao ensaio, da biografia à banda desenhada, a “Biblioteca Igual” contempla vários estilos de escrita e fornece obras para todas as faixas etárias, do infantojuvenil a adultos”, referiu também Carlos Carreiras na inauguração deste espaço, tendo ainda comunicado na ocasião que o catálogo online do mesmo será brevemente disponibilizado. De referir também que as publicações constantes da “Biblioteca Igual” podem ser consultadas presencialmente ou requisitadas, e que este novo equipamento contará com um programa de animação.

Na inauguração da “Biblioteca Igual” marcou presença a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que, na sua intervenção, aproveitou para frisar que o Orçamento Participativo tem tido “uma evolução interessante”, tendo salientado a diversificação de projetos apresentados nesta iniciativa municipal, o que se constitui como “uma mais valia para a comunidade”.

Refira-se ainda que a “Biblioteca Igual” (cuja criação contou com uma comparticipação financeira do Orçamento Participativo na ordem dos 14.900 euros) localiza-se no espaço da sede da associação IPA, a qual foi também inaugurada no dia 7 de maio.