Orçamento Participativo na Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

Decorreu, esta segunda- feira, a oitava sessão de participação do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Torres Vedras, 3ª edição, que teve lugar no Refeitório da Escola Secundária Henriques Nogueira.

Orçamento Participativo na Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães
29 maio 2018

Decorreu, esta segunda- feira, a oitava sessão de participação do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Torres Vedras, 3ª edição, que teve lugar no Refeitório da Escola Secundária Henriques Nogueira.

Na sessão, relativa à Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, foram apresentadas 47 propostas, em 12 mesas, sendo 7 propostas apresentadas em plenário e 6 propostas aprovadas (com um total de 333 votos apurados). Houve lugar à junção de propostas em plenário pela sua similaridade.

As 6 propostas aprovadas serão sujeitas a análise técnica de 16 de junho a 15 de julho e, se passarem na análise técnica, integrarão a lista de projetos que irá a votação final de 14 de setembro a 4 de outubro 2018.

As 6 propostas mais votadas foram:

1.ª Proposta: Conservação e restauro dos azulejos da escadaria do Convento do Varatojo

Proponente: Francisco Feliciano

Votos: 82

2.ª Proposta: O Social perto de si

Proponente: Judite Bernardes

Votos: 63

3.ª Proposta: Viatura para o S.C. Torres

Proponente: Nuno Costa

Votos: 56

4.ª Proposta: Um gesto por um teto

Proponente: Ana Lourenço

Votos: 42

5.ª Proposta: Museu do Torreense

Proponente: José Fontes

Votos: 39

6.ª Proposta: Ser visto – segurança para todos

Proponente: Fernando Martins

Votos: 27

A Câmara Municipal realiza pela terceira vez o Orçamento Participativo (OP), iniciativa pela qual os munícipes de Torres Vedras propõem, discutem e elegem projetos que a Autarquia concretizará. À 3.ª edição do OP é atribuído o montante de 250 000 euros para financiar os projetos, de diversas áreas de intervenção, que os cidadãos elegerem como prioritários.

Qualquer eleitor recenseado no território municipal pode e deve apresentar as suas propostas, nas sessões de participação que decorrem até 13 de junho, em todas as freguesias do Concelho.