Propostas “Ideia Jovem” da edição deste ano do Orçamento Participativo foram apresentadas

As propostas de tipologia “Ideia Jovem” submetidas no âmbito da edição deste ano do Orçamento Participativo de Torres Vedras foram publicamente apresentadas numa sessão realizada na noite do passado dia 21 de junho, no Centro de Artes e Criatividade.

26 junho 2024

Essas propostas são as seguintes:

1 - Tornar o Invisível, visível

Proponente: Salvador Silvério

Descrição: Colocação de placas de inox que permitam expor a informação sobre as peças de arte presentes na Igreja da Graça (preferencialmente com texto também em braille). Colocação de vitrine para criação de um pequeno núcleo museológico com o objetivo de expor peças de arte habitualmente não acessíveis ao público em geral. A ser colocada no antigo cemitério coberto da Igreja da Graça.

2 - Aerosol

Proponente: Filipa Costa

Descrição: Aquisição de uma pérgula fotovoltaica a ser instalada por cima de uma estufa já existente na Escola Secundária Henriques Nogueira, completando assim a ideia de um laboratório ao ar livre. A pérgula permitiria acumular energia solar e águas pluviais, tornando a estufa 100% sustentável. Este equipamento permitiria ainda ampliar a oferta científica da cidade de Torres Vedras, através da formação de monitores de ciência que dinamizem atividades dirigidas a todos os níveis de ensino.

3 - Hip-hop sai à Rua!

Proponente: Patrícia Alfaia

Descrição: Aquisição de material técnico para a realização de eventos ao ar livre e melhoria das condições de treino das aulas de hip-hop nas instalações da associação ESTUFA. O projeto concretizar-se-ia na aquisição de um sistema de som e um palco amovível que facilitaria a montagem e desmontagem rápida, assim como de um tapete praticável para treino de acrobacias.

4 - Requalificação da fonte e do espaço envolvente

Proponente: Miguel Agostinho

Descrição: Requalificação da fonte situada atrás do GDRC Brejenjas, que neste momento está desativada. A zona onde a mesma se situa tem potencial para ser um espaço de lazer para os jovens, propondo-se aí a colocação de sombras, bancos e baloiços. O espaço é acessível ao público em geral.

5 - Um salão a melhorar – Fonte Grada

Proponente: Martim Mateus

Descrição: Aquisição de equipamentos para o salão da Associação de Moradores Cultura e Recreio de Fonte Grada, de forma a melhorar as condições do espaço, que recebe vários eventos, tais como espetáculos e convívios. Os equipamentos consistem num sistema de som e cadeiras, para substituir as que estão em mau estado.

6 - Inclusão Digital na Escola 4G

Proponente: Vanessa Turcanu

Descrição: Aquisição de equipamento informático para o projeto "Escola 4G", desenvolvido na antiga Escola Primária n.º 1 de Campelos. No espaço são realizadas atividades de Componente de Apoio à Família (CAF) que envolvem 55 crianças.

7 - O Jardim da Brincadeira

Proponente: Gonçalo Alpalhão

Descrição:  Reabilitar o espaço exterior do desativado edifício escolar dos Casalinhos de Alfaiata, de forma a proporcionar no mesmo às crianças uma área de lazer que fomente o convívio. Pretende-se a aquisição e instalação de baloiço, escorrega e pavimento adaptado, mesa e bancos para piquenique e banco de jardim.

8 - Equipamentos de Escalada no Pavilhão da Escola de São Gonçalo

Proponente: Inês Proença

Descrição: Aquisição de equipamentos para a prática de escalada, para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, que praticam esta modalidade no ATV. A parede de escalada ficaria localizada no pavilhão desportivo da Escola de São Gonçalo.

De referir que estas propostas tinham sido previamente submetidas por via online no site do Orçamento Participativo de Torres Vedras, entre 1 de maio e 14 de junho. Seguem agora para a fase de análise técnica, sendo que se forem consideradas elegíveis na mesma passam à fase de votação, que decorrerá durante o mês de outubro. Os resultados da votação serão conhecidos no dia 5 de novembro.

É também de referir que a apresentação de propostas de tipologia “Ideia Jovem” no âmbito do Orçamento Participativo de Torres Vedras está reservada a jovens com idades dos 14 aos 17 anos (inclusive) que sejam residentes no Concelho. Essas propostas podem abranger todo o território concelhio e cada uma não pode representar um investimento superior a 10.000,00€ (com IVA incluído). A Câmara Municipal este ano alocou um montante máximo global de 60.000,00€ para a concretização dos projetos “Ideia Jovem” do Orçamento Participativo de Torres Vedras.

Na sessão de apresentação pública das propostas desta tipologia relativas à corrente edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras esteve presente a vereadora da Participação e Cidadania da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que, na ocasião, frisou a diversidade das propostas dadas a conhecer (tendo em conta o seu objeto e a sua incidência geográfica), as quais revelam a afetividade dos proponentes para com os locais que os rodeiam, bem como a importância no Concelho das associações para a vivência comunitária. Ainda segundo palavras proferidas por Ana Umbelino, a Democracia é um sistema político que renasce a cada geração, devendo ser exercitada pelos cidadãos desde cedo, enquadrando-se nesse desiderato a iniciativa de criação da tipologia “Ideia Jovem” no âmbito do Orçamento Participativo de Torres Vedras.

Recorde-se que este Orçamento Participativo é um instrumento de democracia participativa por meio do qual os munícipes têm oportunidade de propor, discutir e eleger projetos a serem concretizados pela Câmara Municipal. Para além de projetos de tipologia “Ideia Jovem”, esta iniciativa municipal prevê ainda projetos das tipologias “Para a Freguesia” e “Supra Freguesia”.

Mais informações sobre o Orçamento Participativo de Torres Vedras podem ser obtidas neste site.