Sessões itinerantes da edição deste ano do Orçamento Participativo terminaram

A 13.ª e última sessão de participação da edição deste ano do Orçamento Participativo de Torres Vedras realizada para recolha de propostas no âmbito da tipologia “Projeto para a Freguesia" aconteceu na noite de ontem, dia 18 de junho, no espaço onde funcionou a Escola Primária da Freixofeira.

Sessões itinerantes da edição deste ano do Orçamento Participativo terminaram
19 junho 2024

Nessa sessão, relativa à Freguesia do Turcifal, em que participaram 63 munícipes, foram apresentadas, em sete mesas, 18 propostas. Essas propostas deram origem às sete apresentadas em plenário, as quais foram sujeitas a votação.

As cinco mais votadas, e que passam à fase de análise técnica, são as seguintes:

• Título: Cozinha comunitária nas instalações do Sporting Clube da Freixofeira

Proponente: Fernanda Caldeira, que delegou em Carlos Passos

Votos: 51

• Título: Instalação de elevador no Sporting Clube da Freixofeira

Proponente: Reinaldo Maia

Votos: 47

• Título: Aquisição de tendas S.C. Freixofeira

Proponente: Humberto Correia, que delegou em Lina Maia

Votos: 42

• Título: Espaço polivalente para uso da freguesia do Turcifal

Proponente: Sandra Pontes, que delegou em Sandra Martins

Votos: 14

• Título: Férias em Palco – Turcifal

Proponente: Rui Flora

Votos: 13

De referir que esta sessão contou com a presença de uma comitiva da fundação Malapolska Izba, da Polónia, no âmbito de uma ação intitulada “Desenvolvimento local e educação para adultos”, que manifestou interesse em conhecer os termos do Orçamento Participativo de Torres Vedras.

É de realçar que nas sessões de participação da edição deste ano do Orçamento Participativo de Torres Vedras, realizadas para recolha de propostas no âmbito da tipologia “Projeto para a Freguesia", contabilizaram-se 642 participações. Das várias edições dessa iniciativa municipal, apenas na primeira se verificou mais participações nas sessões para recolha de propostas daquela tipologia (657).

De referir também que, igualmente no âmbito da edição de 2024 do Orçamento Participativo de Torres Vedras, serão apresentadas em sessões a realizar, respetivamente, nos dias 20 e 21 de junho, pelas 20h30, no Centro de Artes e Criatividade, as propostas relativas às tipologias “Supra Freguesia” e “Ideia Jovem”.

Essas propostas, bem como as selecionadas nas 13 sessões que se realizaram até agora no âmbito da edição deste ano do Orçamento Participativo de Torres Vedras, se obtiverem parecer favorável na fase de análise técnica, passarão à fase de votação, que decorrerá durante o mês de outubro.

Recorde-se que o Orçamento Participativo de Torres Vedras, que vai na sua oitava edição, é um instrumento de democracia participativa promovido pela Câmara Municipal, por meio do qual os munícipes têm oportunidade de propor, discutir e eleger projetos a serem concretizados por esta autarquia.

Mais informações sobre o Orçamento Participativo de Torres Vedras podem ser obtidas neste site.